Minas terá selo para atestar a qualidade da produção de cervejas artesanais no Estado

Adriana Brunner • 6 de abril de 2017

Objetivo é consolidar o mercado e formar polo cervejeiro organizado


Assim como o vinho chileno, a cerveja artesanal mineira vai ganhar força e “grife”. O Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas), ligado à Federação das Indústrias do estado (Fiemg), vai lançar no próximo mês a marca coletiva da bebida fermentada produzida no estado. “Vamos criar uma identidade coletiva registrada em Minas. Estamos pesquisando quais são os diferenciais da bebida produzida no estado. É uma forma de consolidar o mercado cervejeiro e a formação de um polo organizado”, afirma o superintendente do SindBebidas, Cristiano Lamego.


A marca, que deve ser atrelada a um selo de qualidade, será registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O setor também pleiteia junto ao poder público incentivos fiscais e redução de impostos sobre a produção das artesanais mineiras. “Queremos também desconto no IPTU de estabelecimentos que comercializam as cervejas produzidas aqui”, afirma Lamego, ressaltando que a produção de cerveja artesanal emprega, proporcionalmente, mais do que os rótulos produzidos por grandes marcas.



Aliado à produção de cervejas artesanais, cresce toda uma cadeia produtiva vinculada ao negócio. No mês passado, a Fürst Bier, cervejaria artesanal de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, inaugurou um pub em Belo Horizonte. A Uaimií Cervejaria de Fazenda, assim como Backer e Wäls, também contam com bares próprios. Além de ganhar espaço nas prateleiras dos supermercados, lojas e bares especializados nas artesanais aumentam em BH. Na mesma proporção, festivais focados na bebida atraem cada vez mais público. “É uma tendência entre as cervejarias artesanais abrir seus bares de fábrica. Com isso, elas não ficam dependentes de um ponto de venda”, afirma a sommelier de cerveja Fabiana Arreguy. E assim o mapa das cervejas artesanais mineiras fica a cada dia mais atrativo para os amantes da loura gelada de qualidade.


Fonte: Estado de Minas Online (2 de abril de 2017)

Caroneiro de Campanha Publicitária? Isso é concorrência desleal.
Por Adriana Brunner 18 de junho de 2025
O STJ condenou a joalheria Monte Carlo por se inspirar na coleção Stern Star, uma campanha da H. Stern.
Aeroitalia x Alitalia – Quando o nome gera turbulência legal
Por Adriana Brunner 16 de junho de 2025
A Justiça de Roma determinou que a empresa aérea Aeroitalia mude seu nome por conta da semelhança com a marca Alitalia, tradicional companhia italiana.
A Disputa entre Nattan e Natanzinho e a Importância do Registro de Marca no INPI
Por Adriana Brunner 12 de junho de 2025
O caso envolvendo os cantores Nattan e Natanzinho Lima, que disputam o direito ao uso da marca "Nattanzinho", é um exemplo emblemático da importância estratégica do registro de marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Desenho Industrial: quando o design precisa mesmo ser novo
Por Adriana Brunner 10 de junho de 2025
O famoso modelo de sandália “Melissa Aranha” teve seu registro de desenho industrial anulado.
Cybersquatting e proteção de nomes notoriamente conhecidos: Angela Ro Ro recupera domínio na Justiça
Por Adriana Brunner 9 de junho de 2025
A cantora Angela Ro Ro conquistou uma importante vitória judicial ao reaver o domínio angelaroro.com.br, após sua apropriação indevida por terceiros.
Inovação que Transforma: Unicamp atinge recorde histórico em transferências de tecnologia
Por Adriana Brunner 6 de junho de 2025
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atingiu, em 2024, o maior número de contratos de transferência de tecnologia da sua história: 233 ativos, um crescimento de 9,9% em relação ao ano anterior.
Plágio melódico e vulgarização da obra: compositor ganha ação contra cantor baiano
Por Adriana Brunner 4 de junho de 2025
Uma importante decisão judicial reforça os limites da liberdade artística frente aos direitos autorais no Brasil. A 9ª Vara Cível e Comercial de Salvador condenou o cantor Robyssão a indenizar os compositores da música “Mar Lagoa”, sucesso gravado pelo Olodum em 1996, por plágio melódico e distorção do conteúdo original da obra.
BMW x BYD: quando “Mini” se torna um grande problema jurídico
Por Adriana Brunner 3 de junho de 2025
Uma nova disputa de marcas no setor automotivo está em curso no Brasil e promete levantar discussões relevantes sobre propriedade intelectual, concorrência desleal e o limite da proteção de termos genéricos.
Louis Vuitton aciona pequeno produtor de licores por logotipo semelhante
Por Adriana Brunner 2 de junho de 2025
A gigante do luxo Louis Vuitton foi à Justiça contra um produtor de licores português por usar um logotipo com as letras “LV” em estilo que, segundo ela, seria muito parecido com o da grife francesa.
Ranking INPI 2024: quem lidera a inovação no Brasil?
Por Adriana Brunner 29 de maio de 2025
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou os rankings de 2024 dos maiores depositantes de ativos de propriedade intelectual — uma radiografia do ecossistema de inovação no Brasil.
Mais Posts