Batalha Legal: Philco x Mondial - Disputa por Liquidificador

Adriana Brunner • 24 de novembro de 2023

Uma batalha judicial acirrada tomou forma entre as gigantes Philco e Mondial, centrada em um liquidificador. A Justiça do Paraná determinou que a Mondial pare imediatamente de produzir, vender e manter em estoque seu liquidificador modelo "Turbo Premium L-1000", concedendo à Philco, titular do modelo "PH 900", a vitória nesse embate legal.


A juíza Renata Ribeiro Bau, da 24ª Vara Cível de Curitiba, acolheu o pedido da Britânia, controladora da Philco, afirmando que o modelo da Mondial é uma cópia direta do produto da concorrente, protegido por desenho industrial. A decisão, de 7 de novembro, reforçou a medida provisória anteriormente concedida, determinando que a Mondial recolha os produtos do mercado.


A Mondial tem agora um prazo de 60 dias para cessar a produção e comercialização do L-1000, sendo condenada, ainda, a pagar R$ 80 mil por danos morais à Philco, com acréscimos monetários e juros desde fevereiro de 2017. A multa diária por descumprimento foi fixada em R$ 10 mil. A Mondial ainda pode apelar da decisão.


No início de 2017, ao tomar conhecimento da ação, a Mondial ingressou com ação de nulidade perante a Justiça Federal do Rio de Janeiro, buscando anular os registros de desenhos industriais do produto da Philco, alegando falta de originalidade.


A ação da Mondial foi julgada improcedente pela 9ª Vara Federal do Rio de Janeiro em abril de 2020, decisão que foi mantida pelo TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região). Foi negada a tentativa da Mondial de levar o caso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).


Esse embate ressalta a importância da proteção de propriedade industrial e revela as disputas acaloradas que permeiam até mesmo produtos tão corriqueiros como um liquidificador.


Fonte: Folha de São Paulo

Brasil agora reconhece oficialmente o Tratado de Budapeste
Por Adriana Brunner 3 de julho de 2025
Uma mudança estratégica acaba de acontecer no sistema de patentes brasileiro: o país passou a integrar o Tratado de Budapeste, marco internacional que regula o depósito de microrganismos para fins de proteção patentária.
Distintividade adquirida e registro de marcas: o que muda com a nova Portaria 15/25 do INPI
Por Adriana Brunner 2 de julho de 2025
A publicação da Portaria nº 15/25 pelo INPI, em 10 de junho de 2025, representa um marco importante no sistema de registro de marcas brasileiro.
STF conclui julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais: marco para a internet
Por Adriana Brunner 1 de julho de 2025
O Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento de repercussão geral sobre a responsabilidade civil das plataformas digitais por conteúdos gerados por seus usuários.
DIREITOS AUTORAIS – sem contrato, o direito é do autor
Por Adriana Brunner 30 de junho de 2025
Um recente julgamento reforçou um princípio básico, mas muitas vezes ignorado: sem contrato claro de cessão de direitos autorais, a obra continua sendo do autor.
Caminhão da Toyota?? Vem aí a Hilux Champ!
Por Adriana Brunner 23 de junho de 2025
A Hilux Champ, modelo inédito da Toyota, teve seu design revelado pela publicação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) antes mesmo de qualquer anúncio no mercado brasileiro.
Google como parte no uso indevido de marca no Google Ads? Justiça diz que sim
Por Adriana Brunner 20 de junho de 2025
Em recente decisão, o TJSC entendeu que o Google pode sim ser responsabilizado quando marcas registradas são usadas como palavra-chave para promover concorrentes em anúncios patrocinados.
Caroneiro de Campanha Publicitária? Isso é concorrência desleal.
Por Adriana Brunner 18 de junho de 2025
O STJ condenou a joalheria Monte Carlo por se inspirar na coleção Stern Star, uma campanha da H. Stern.
Aeroitalia x Alitalia – Quando o nome gera turbulência legal
Por Adriana Brunner 16 de junho de 2025
A Justiça de Roma determinou que a empresa aérea Aeroitalia mude seu nome por conta da semelhança com a marca Alitalia, tradicional companhia italiana.
A Disputa entre Nattan e Natanzinho e a Importância do Registro de Marca no INPI
Por Adriana Brunner 12 de junho de 2025
O caso envolvendo os cantores Nattan e Natanzinho Lima, que disputam o direito ao uso da marca "Nattanzinho", é um exemplo emblemático da importância estratégica do registro de marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Desenho Industrial: quando o design precisa mesmo ser novo
Por Adriana Brunner 10 de junho de 2025
O famoso modelo de sandália “Melissa Aranha” teve seu registro de desenho industrial anulado.
Mais Posts