Gata do Paulistão - Concorrência desleal?

Adriana Brunner • 13 de maio de 2025

O STJ iniciou o julgamento de um caso emblemático envolvendo o uso não autorizado da marca, imagens e informações do concurso "Gata do Paulistão" pelo portal UOL. O primeiro relator já votou pela improcedência da ação, alegando liberdade de imprensa e ausência de concorrência desleal.


Mas será que é só isso?


Tráfego e visibilidade são primordiais aos portais como UOL. Ao utilizar a marca registrada e imagens das candidatas sem autorização, o portal potencializou seu tráfego e, consequentemente, suas receitas publicitárias. Não seria esta uma forma de aproveitamento indevido?


A liberdade de imprensa é fundamental, mas não pode servir de escudo para práticas que, na essência, podem ser utilizadas para outros fins que não os de noticiar fatos. A forma de exploração pelo UOL foi com este propósito?


A decisão ignora o esforço criativo e os investimentos realizados pela Federação Paulista de Futebol na organização do concurso, desconsiderando os prejuízos causados pelo uso indevido de seus ativos. Aqueles que pagaram verbas publicitárias para apoiar o Concurso, não estariam prejudicados?


É essencial um equilíbrio do Judiciário, reconhecendo e protegendo os direitos de propriedade intelectual e também garantindo livre acesso à informação, garantindo um ambiente de concorrência leal e respeitando os esforços de criação e investimento das empresas.


Fonte: Migalhas

Nivea x Ultrafarma – Plágio de embalagens e a proteção do trade dress
Por Adriana Brunner 15 de agosto de 2025
A Nivea processou a Ultrafarma alegando que a concorrente copiou o conjunto-imagem (trade dress) de suas embalagens de cosméticos, criando risco de confusão entre consumidores.
Por Adriana Brunner 14 de agosto de 2025
Muita gente acredita que nomes que se tornam populares ou expressões conhecidas não podem ser registrados como marca, mas este caso mostra o contrário.
DORFLEX
Por Adriana Brunner 13 de agosto de 2025
A disputa envolvia duas marcas para medicamentos analgésicos que se distinguem por apenas uma letra.
Deca: agora marca de alto renome no Brasil
Por Adriana Brunner 12 de agosto de 2025
O INPI reconheceu a Deca como marca de alto renome, um título especial que garante proteção em todos os segmentos de mercado, independentemente da classe em que foi registrada.
Quando até os famosos enfrentam desafios no registro de marca…
Por Adriana Brunner 11 de agosto de 2025
A atriz Carolina Dieckmann acaba de ter o pedido de registro da marca LÔRA negado pelo INPI.
Bolsonaro como marca? Só com autorização!
Por Adriana Brunner 8 de agosto de 2025
A notícia da disputa pelo registro da marca “Bolsonaro Mito” reacende uma questão importante na Propriedade Intelectual: nomes de pessoas, sua imagem e patronímicos não podem ser registrados como marca sem autorização expressa do titular — regra clara da Lei da Propriedade Industrial.
Por que proteger a marca nominativa é essencial para o seu negócio?
Por Adriana Brunner 7 de agosto de 2025
Uma recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, no processo Apelação Cível nº 1088904-67.2023.8.26.0100, envolvendo as empresas WH Engenharia Ltda. (apelante) e W H Construções Ltda. (apelada), reforça uma lição importante sobre proteção marcária: registrar apenas a marca mista pode não ser suficiente para imp
Concorrência desleal no setor pet: indenização confirmada
Por Adriana Brunner 6 de agosto de 2025
O TJMG manteve condenação por uso indevido da marca BIFITOS no mesmo segmento de mercado...
Brasil aprova pacote inédito para fortalecer patentes, marcas e startups até 2027
Por Adriana Brunner 5 de agosto de 2025
O governo acaba de anunciar um conjunto de medidas que promete transformar o cenário da propriedade intelectual no país..
Você sabia que é possível acelerar o registro da sua marca?
Por Adriana Brunner 4 de agosto de 2025
O INPI passará a possibilitar no início de Agosto o trâmite prioritário de marcas, dando mais velocidade ao processo de registro em alguns casos específicos.
Mais Posts