Inovação Verde: Academia e Indústria Impulsionam Economia e Meio Ambiente

Adriana Brunner • 5 de março de 2024

A parceria entre a Unimontes e a Acelen Energia Renovável exemplifica a geração de um ciclo inovativo com múltiplos benefícios. Ao desenvolver tecnologia para produzir biocombustíveis a partir da macaúba, essa colaboração destaca-se por impulsionar a sustentabilidade ambiental, incentivar o avanço científico e fomentar o crescimento econômico local. Esse modelo de cooperação ressalta a importância de aliar conhecimento acadêmico e aplicação industrial para soluções sustentáveis, gerando impactos positivos abrangentes.


Para que isso fosse possível, também é de fundamental importância um sistema eficiente de Propriedade Intelectual (PI) no fomento da inovação e na promoção de parcerias entre a academia e o setor privado. Com isso temos protegidas as inovações geradas nas universidades, incentivando o licenciamento e a transferência de tecnologia para empresas que podem comercializá-las. Isso não só garante uma fonte de receita para as instituições de ensino através de royalties, mas também facilita o acesso do setor privado a tecnologias de ponta, acelerando a aplicação prática de pesquisas científicas.


Este ciclo inovativo resulta em benefícios tangíveis também para o meio ambiente e para a economia local, através da geração de empregos e promoção da sustentabilidade. Além disso, ressalta o papel vital das universidades no avanço tecnológico e na solução de desafios globais, como a busca por fontes alternativas de energia.


Em suma, este caso exemplifica como um sistema eficiente de PI pode ser fundamental para estabelecer uma ponte entre pesquisa acadêmica e aplicação industrial, beneficiando a sociedade como um todo. Incentiva-se, assim, a criação de um ambiente onde a inovação floresça, alimentando o progresso tecnológico e contribuindo para o bem-estar coletivo.


Fonte: Agência Minas

Nivea x Ultrafarma – Plágio de embalagens e a proteção do trade dress
Por Adriana Brunner 15 de agosto de 2025
A Nivea processou a Ultrafarma alegando que a concorrente copiou o conjunto-imagem (trade dress) de suas embalagens de cosméticos, criando risco de confusão entre consumidores.
Por Adriana Brunner 14 de agosto de 2025
Muita gente acredita que nomes que se tornam populares ou expressões conhecidas não podem ser registrados como marca, mas este caso mostra o contrário.
DORFLEX
Por Adriana Brunner 13 de agosto de 2025
A disputa envolvia duas marcas para medicamentos analgésicos que se distinguem por apenas uma letra.
Deca: agora marca de alto renome no Brasil
Por Adriana Brunner 12 de agosto de 2025
O INPI reconheceu a Deca como marca de alto renome, um título especial que garante proteção em todos os segmentos de mercado, independentemente da classe em que foi registrada.
Quando até os famosos enfrentam desafios no registro de marca…
Por Adriana Brunner 11 de agosto de 2025
A atriz Carolina Dieckmann acaba de ter o pedido de registro da marca LÔRA negado pelo INPI.
Bolsonaro como marca? Só com autorização!
Por Adriana Brunner 8 de agosto de 2025
A notícia da disputa pelo registro da marca “Bolsonaro Mito” reacende uma questão importante na Propriedade Intelectual: nomes de pessoas, sua imagem e patronímicos não podem ser registrados como marca sem autorização expressa do titular — regra clara da Lei da Propriedade Industrial.
Por que proteger a marca nominativa é essencial para o seu negócio?
Por Adriana Brunner 7 de agosto de 2025
Uma recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, no processo Apelação Cível nº 1088904-67.2023.8.26.0100, envolvendo as empresas WH Engenharia Ltda. (apelante) e W H Construções Ltda. (apelada), reforça uma lição importante sobre proteção marcária: registrar apenas a marca mista pode não ser suficiente para imp
Concorrência desleal no setor pet: indenização confirmada
Por Adriana Brunner 6 de agosto de 2025
O TJMG manteve condenação por uso indevido da marca BIFITOS no mesmo segmento de mercado...
Brasil aprova pacote inédito para fortalecer patentes, marcas e startups até 2027
Por Adriana Brunner 5 de agosto de 2025
O governo acaba de anunciar um conjunto de medidas que promete transformar o cenário da propriedade intelectual no país..
Você sabia que é possível acelerar o registro da sua marca?
Por Adriana Brunner 4 de agosto de 2025
O INPI passará a possibilitar no início de Agosto o trâmite prioritário de marcas, dando mais velocidade ao processo de registro em alguns casos específicos.
Mais Posts