MARCAS IMORAIS

Adriana Brunner • 23 de junho de 2023

O Escritório Europeu de Marcas abriu consulta pública para estabelecer regras relacionadas àquilo que é contrário à moral e aos bons costumes e que, portanto, não seria registrável como marca. Isto porque a redação da Lei é ampla e dá espaço para interpretações dúbias.


Marcas como LA MAFIA SE SIENTA A LA MESA, HOJOPUTA são alguns exemplos de marcas que foram negadas por este motivo. 


No Brasil temos a mesma previsão legal, que já foi responsável por barrar o registro de marcas como SNOOP DROGGADO, TESÃO DE VACA, MEU COOKIE BRILHA. Entretanto estes princípios de moralidade devem ser revisados, a exemplo de marcas contendo o termo CANNABIS, que antes eram negadas pelo mesmo motivo e agora são registráveis junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial no Brasil.


Fonte: EUIPN

TJ-SP nega monopólio ao Coco Bambu sobre o “camarão internacional”
Por Adriana Brunner 6 de novembro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) trouxe um importante precedente para o setor gastronômico e para o direito marcário: o sucesso comercial de um prato não confere exclusividade sobre expressões genéricas.
TJ-SP confirma liminar que proíbe restaurante “Outbroka” de usar elementos do trade dress do Outback
Por Adriana Brunner 5 de novembro de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do TJ-SP manteve, em sede de agravo de instrumento, decisão liminar que proíbe o restaurante “Outbroka”, de Manaus (AM), de utilizar elementos figurativos e expressões semelhantes à marca Outback.
Mercado farmacêutico: o equilíbrio entre inovação e acesso à saúde
Por Adriana Brunner 4 de novembro de 2025
A recente onda de ações judiciais que buscam estender prazos de patentes farmacêuticas reabre um debate que o Supremo Tribunal Federal já encerrou em 2021, com a ADIn 5.529.
Antonina (PR): tradição, identidade e propriedade intelectual
Por Adriana Brunner 3 de novembro de 2025
A cidade de Antonina, no litoral do Paraná, acaba de ser oficialmente reconhecida como Capital Nacional da Bala de Banana, por meio da Lei nº 15.237, publicada no Diário Oficial da União.
Cidades que moldam o futuro: o mapa global da inovação em 2025
Por Adriana Brunner 31 de outubro de 2025
O mundo vive uma revolução tecnológica sem precedentes. Inteligência artificial, veículos autônomos, energia limpa e soluções digitais deixaram de ser promessa para se tornarem parte do cotidiano.
Inovação verde: quando sustentabilidade se torna estratégia
Por Adriana Brunner 30 de outubro de 2025
A corrida por patentes verdes mostra que o Brasil entrou de vez na era da inovação sustentável — um movimento em que responsabilidade ambiental e vantagem competitiva andam lado a lado.
Nem toda semelhança é coincidência: o TJ-SP reforça a proteção das marcas de alto renome
Por Adriana Brunner 29 de outubro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo reforça um princípio central da proteção marcária: a exclusividade de uma marca de alto renome ultrapassa os limites do seu segmento de atuação.
Justiça barra linha de interruptores semelhante à de concorrente
Por Adriana Brunner 28 de outubro de 2025
Mais uma decisão reforça a importância da proteção do trade dress — o conjunto visual que identifica um produto ou embalagem no mercado.
Ajuste de prazo das patentes e o efeito vinculante da ADIn 5.529: o novo cenário para a indústria...
Por Adriana Brunner 27 de outubro de 2025
O julgamento da ADIn 5.529 pelo STF redesenhou o mapa das patentes no Brasil — e, especialmente, no setor farmacêutico.
Justiça carioca reconhece infração ao trade dress
Por Adriana Brunner 23 de outubro de 2025
A recente decisão da Justiça do Rio de Janeiro sobre o caso Talco Barla x Talco Sport reforça a importância da proteção ao trade dress — o conjunto-imagem que distingue visualmente produtos no mercado.
Mais Posts