NOME DE PERSONAGEM NÃO PODE SER REGISTRADO COMO MARCA

Adriana Brunner • set. 19, 2016

Emissora de TV não pode registrar personagem “Coxinha” criado por humorista

A 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ e ES) rejeitou, em janeiro de 2015, a apelação da TV Capital de Fortaleza, mantendo a sentença de primeira instância que declarou a nulidade da marca “Coxinha”, por reproduzir indevidamente o nome de um personagem criado por um humorista.


A TV Capital assinou contrato com o humorista em 2006. Em 2009, o contrato foi rescindido, mas a TV Capital de Fortaleza continuou produzindo programas de TV com o personagem, depositando, inclusive, a marca “Coxinha”, perante o INPI, que foi concedida.


Ao tomar conhecimento da concessão da marca “Coxinha”, o comediante José Iramar Augusto Aristóteles, conhecido como Hiran Delmar, ingressou com a ação de nulidade de registro, contra a emissora e contra o INPI, que tem sede no Rio.


O comediante é criador de diversos personagens, incluindo o Coxinha, usado por ele na TV Capital entre 2006 e 2009. O Coxinha é conhecido por "retratar um indivíduo que elogia um conhecido no momento em que conversa com ele, mas pelas costas o difama e calunia sem pudores, moral ou ética".


Em sua decisão, o relator do processo no TRF-2, o desembargador federal André Fontes, avaliou que está claro que o personagem é uma criação individual do humorista.


O magistrado citou diversos anúncios de shows anexados ao processo e concluiu: "Antes mesmo da exploração televisiva do personagem 'Coxinha', em programa humorístico da recorrente, o ora recorrido já realizava shows e apresentações, bem como o apresentava, juntamente com outros personagens que também foram por ele idealizados, em programa de rádio, pelo que é correto se concluir que, de fato, trata-se de criação exclusiva e não em coautoria".



Processo: 0803076-78.2010.4.02.5101

CAPEZIO - Operação Apreende Mais de 10 Mil itens Falsificados
Por Adriana Brunner 06 mai., 2024
Uma operação de busca em uma fábrica pirata resultou na apreensão de mais de 10 mil sapatilhas falsificadas da Capezio, uma das marcas mais respeitadas no mundo da dança. A ação coordenada, que contou com a colaboração das autoridades e da própria marca, reflete o compromisso contínuo em proteger a propriedade intelectual e combater a pirataria no Brasil.
💊 Inovação na Saúde: O Papel Vital das Patentes na Descoberta de Novos Medicamentos
Por Adriana Brunner 03 mai., 2024
Uma notícia que impacta diretamente a saúde e o acesso a tratamentos essenciais está em destaque: a patente do medicamento Ozempic, contendo semaglutida como princípio ativo, está próxima do seu fim. Esse marco, previsto para daqui dois anos, abre espaço para novas oportunidades e desafios no cenário farmacêutico.
INPI Enfatiza a Importância do Registro de Propriedade Intelectual
Por Adriana Brunner 02 mai., 2024
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) destacou a crucial importância do registro da propriedade intelectual para empresas e criadores individuais, enfatizando que proteger suas criações através do registro não é apenas uma medida de segurança, mas um passo estratégico fundamental para salvaguardar e valorizar suas inovações.
🌐💡🌱Hoje é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual! 🌱💡🌐
Por Adriana Brunner 29 abr., 2024
O Dia Mundial da Propriedade Intelectual foi celebrado no dia 26 de abril e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) resolveu focar este ano nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e no papel da propriedade intelectual, debatendo sobre o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas.
DETETIVE - Justiça Proíbe Venda de Jogo Semelhante ao da Estrela
Por Adriana Brunner 26 abr., 2024
Em uma decisão significativa para Propriedade Intelectual, a justiça brasileira proibiu uma empresa concorrente da Estrela de comercializar seu jogo "Detective", que apresentava semelhanças com o clássico "Detetive".
Cachaça de Viçosa do Ceará Recebe Reconhecimento de Indicação Geográfica pelo INPI
Por Adriana Brunner 25 abr., 2024
Em um marco significativo para a indústria da cachaça brasileira, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o status de Indicação Geográfica à cachaça de Viçosa do Ceará. Este reconhecimento não apenas celebra a qualidade e a tradição única da cachaça produzida nesta região, mas também destaca a importância das características geográficas e dos métodos de produção locais que conferem à bebida suas qualidades distintas.
Por Adriana Brunner 23 abr., 2024
O termo "Calabreso", que ganhou notoriedade no BBB24 através do participante Davi, tornou-se o centro de uma intrigante disputa de marcas. Originalmente mencionado por Toninho Tornado, Davi o popularizou durante uma discussão, catapultando-o para o foco do público e dos empreendedores.
BBB24 E O “BRASIL DO BRASIL”
Por Adriana Brunner 19 abr., 2024
Durante a última temporada do Big Brother Brasil, uma frase capturou a atenção do público e da mídia: "Brasil do Brasil", repetidamente usada pela participante Beatriz. A expressão não só virou um destaque no programa como também motivou a Globo a buscar proteção legal pela via do registro marcário em 21 de março de 2024.
FUSCA DA GMW?
Por Adriana Brunner 18 abr., 2024
A recente controvérsia envolvendo a GWM e a Volkswagen sobre o design de um carro que guarda semelhanças com o icônico Fusca, tem chamado a atenção não só dos entusiastas de automóveis, mas também dos profissionais de propriedade intelectual. O debate central não é sobre a GWM produzir um Fusca elétrico, mas sim sobre os direitos de Desenho Industrial que conferem a exclusividade do design de um carro.
Batalha no Mercado Imobiliário:
Por Adriana Brunner 17 abr., 2024
Em um confronto no mundo dos negócios, a empresa CALDEIRA E GERMINIANI ADMINISTRAÇÃO E IMOBILIÁRIA LTDA. titular da marca CALDEIRA ADMINISTRAÇÃO IMOBILIÁRIA, acionou judicialmente a Construtora e Imobiliária Caldeira & Zezinho Imóveis Ltda. ME. O motivo? O uso da marca “CALDEIRA IMÓVEIS”, que a Caldeira & Zezinho estava usando para promover seus serviços no setor imobiliário.
Mais Posts
Share by: