REGISTRO INTERNACIONAL DE MARCA

Adriana Brunner • 28 de junho de 2023

Desde 02.10.2019, o Protocolo de Madri está em vigor, permitindo o registro de marcas em mais de 120 países membros. Esse sistema inovador traz inúmeras vantagens em relação ao método tradicional de registro, não apenas em termos de custos, mas também na gestão desse ativo valioso, uma vez que o registro é único para todos os países designados.


Infelizmente, o Brasil ainda não se destaca como exportador de marcas, sendo mais um receptor de registros estrangeiros. Para ilustrar essa situação, até o final de abril deste ano, foram realizados apenas 505 pedidos de proteção internacional por parte de nacionais, enquanto recebemos expressivos 35.424 pedidos vindos de estrangeiros interessados em registrar suas marcas em nosso território.


O registro é efetuado com base em um pedido ou registro nacional, a partir do qual será estendida a proteção da marca por meio do pedido de registro internacional. O requerente tem a possibilidade de designar os países membros de seu interesse. Os valores variam conforme o país, o tipo de marca e a quantidade de classes, mas, de qualquer forma, são bastante atraentes quando comparados ao antigo método de proteção, no qual era necessário contratar escritórios estrangeiros para lidar com cada processo separadamente.


Se você tem uma marca que deseja proteger internacionalmente, o Protocolo de Madri é uma ótima alternativa, sendo um sistema moderno e simplificado. Estamos a disposição para auxiliá-los na proteção deste ativo.

Inovação Verde que Transforma Vidas
Por Adriana Brunner 22 de setembro de 2025
Ficamos muito felizes em participar da proteção da inovação da UCB, que desenvolveu o SIGFI – Sistema Integrado de Geração Fotovoltaica Inteligente, levando eletricidade a regiões remotas e transformando realidades.
NEM O INPI ESCAPA
Por Adriana Brunner 19 de setembro de 2025
O próprio INPI precisou recorrer à Justiça para impedir o uso indevido de sua marca e identidade visual.
Marcas, Homenagens e Conflitos
Por Adriana Brunner 17 de setembro de 2025
A Justiça autorizou Ivete Sangalo a manter o nome de sua turnê "Ivete Clareou", uma homenagem à eterna Clara Nunes.
Patentes e Inteligência Artificial: os pontos-chave da minuta do INPI
Por Adriana Brunner 16 de setembro de 2025
O INPI colocou em consulta pública sua minuta de diretrizes para pedidos de patentes relacionados à inteligência artificial. O documento busca trazer segurança jurídica e alinhar o Brasil às práticas internacionais.
ITAÚ x ITAÚNA – disputa no setor financeiro
Por Adriana Brunner 15 de setembro de 2025
O Itaú ingressou na Justiça contra empresas que utilizam o nome ITAÚNA em serviços financeiros, alegando risco de confusão com sua marca registrada.
TJSP rejeita ação de concorrência desleal movida pela dona do Hospital Santa Catarina
Por Adriana Brunner 12 de setembro de 2025
O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que a expressão “Santa Catarina”, por si só, não pode ser apropriada como marca exclusiva no segmento hospitalar, rejeitando a ação da proprietária do tradicional Hospital Santa Catarina.
Justiça do DF amplia patente de caneta emagrecedora da Novo Nordisk; decisão ainda cabe recurso
Por Adriana Brunner 11 de setembro de 2025
A Justiça Federal atendeu ao pedido da farmacêutica e determinou a ampliação da validade da patente da liraglutida, princípio ativo das canetas Victoza e Saxenda, voltadas ao tratamento de diabetes e emagrecimento, garantindo proteção até pelo menos 2033.
Justiça reforça proteção às marcas registradas no setor têxtil
Por Adriana Brunner 10 de setembro de 2025
Uma recente decisão da Justiça em Goiânia trouxe um importante precedente para o setor de vestuário fitness.
Colgate passa a integrar o seleto grupo de marcas de alto renome no Brasil
Por Adriana Brunner 9 de setembro de 2025
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu recentemente a Colgate como marca de alto renome no país.
China assume a liderança global em patentes de nanotecnologia
Por Adriana Brunner 8 de setembro de 2025
Nas últimas duas décadas e meia, a China consolidou uma posição de destaque no cenário tecnológico mundial ao responder por quase metade das patentes globais em nanotecnologia.
Mais Posts