REGISTRO INTERNACIONAL DE MARCA

Adriana Brunner • 28 de junho de 2023

Desde 02.10.2019, o Protocolo de Madri está em vigor, permitindo o registro de marcas em mais de 120 países membros. Esse sistema inovador traz inúmeras vantagens em relação ao método tradicional de registro, não apenas em termos de custos, mas também na gestão desse ativo valioso, uma vez que o registro é único para todos os países designados.


Infelizmente, o Brasil ainda não se destaca como exportador de marcas, sendo mais um receptor de registros estrangeiros. Para ilustrar essa situação, até o final de abril deste ano, foram realizados apenas 505 pedidos de proteção internacional por parte de nacionais, enquanto recebemos expressivos 35.424 pedidos vindos de estrangeiros interessados em registrar suas marcas em nosso território.


O registro é efetuado com base em um pedido ou registro nacional, a partir do qual será estendida a proteção da marca por meio do pedido de registro internacional. O requerente tem a possibilidade de designar os países membros de seu interesse. Os valores variam conforme o país, o tipo de marca e a quantidade de classes, mas, de qualquer forma, são bastante atraentes quando comparados ao antigo método de proteção, no qual era necessário contratar escritórios estrangeiros para lidar com cada processo separadamente.


Se você tem uma marca que deseja proteger internacionalmente, o Protocolo de Madri é uma ótima alternativa, sendo um sistema moderno e simplificado. Estamos a disposição para auxiliá-los na proteção deste ativo.

Por que proteger a marca nominativa é essencial para o seu negócio?
Por Adriana Brunner 7 de agosto de 2025
Uma recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, no processo Apelação Cível nº 1088904-67.2023.8.26.0100, envolvendo as empresas WH Engenharia Ltda. (apelante) e W H Construções Ltda. (apelada), reforça uma lição importante sobre proteção marcária: registrar apenas a marca mista pode não ser suficiente para imp
Concorrência desleal no setor pet: indenização confirmada
Por Adriana Brunner 6 de agosto de 2025
O TJMG manteve condenação por uso indevido da marca BIFITOS no mesmo segmento de mercado...
Brasil aprova pacote inédito para fortalecer patentes, marcas e startups até 2027
Por Adriana Brunner 5 de agosto de 2025
O governo acaba de anunciar um conjunto de medidas que promete transformar o cenário da propriedade intelectual no país..
Você sabia que é possível acelerar o registro da sua marca?
Por Adriana Brunner 4 de agosto de 2025
O INPI passará a possibilitar no início de Agosto o trâmite prioritário de marcas, dando mais velocidade ao processo de registro em alguns casos específicos.
Quando a origem é a marca: o café arábica do Caparaó conquista o mundo com Denominação de Origem
Por Adriana Brunner 1 de agosto de 2025
Nas montanhas que unem o Espírito Santo e Minas Gerais, um café especial está mudando vidas, valorizando territórios e ganhando o reconhecimento que vai além da qualidade: ele agora tem Denominação de Origem (DO).
Gradiente: muito além do “iPhone brasileiro”, um símbolo da indústria nacional
Por Adriana Brunner 31 de julho de 2025
A disputa judicial entre a Gradiente e a Apple pelo uso da marca “iPhone” no Brasil pode ter terminado em 2023, mas o caso ficou marcado como um lembrete da força — e da fragilidade — da indústria brasileira de tecnologia.
Nova regra do INPI abre caminho para o registro de marcas genéricas, descritivas e slogans
Por Adriana Brunner 30 de julho de 2025
A Portaria nº 15/25, publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), representa um marco no sistema brasileiro de marcas ao regulamentar, de forma inédita e estruturada, a chamada distintividade adquirida – ou secondary meaning.
Mesmo nome, duas churrascarias. Pode isso?
Por Adriana Brunner 29 de julho de 2025
A Justiça manteve a convivência entre duas empresas chamadas Ponteio Churrascaria, mesmo uma delas sendo titular do registro para esta marca.
Por que registrar sua marca é essencial? O caso da “Pratic Limp”
Por Adriana Brunner 24 de julho de 2025
Uma empresa de produtos de limpeza conseguiu na Justiça a condenação de uma concorrente por violação do seu direito marcário ao utilizar a marca “Pratic Limp” para utensílios domésticos.
Brasil avalia suspender patentes americanas como retaliação comercial – quais os riscos dessa medida
Por Adriana Brunner 21 de julho de 2025
O governo brasileiro estuda uma estratégia de retaliação aos EUA após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros determinada pelo presidente Donald Trump.
Mais Posts