THE COFFEE pode ser registrado?

Adriana Brunner • 28 de novembro de 2024

Sim, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu que a marca "The Coffee" pode ser registrada, uma vez que combina termos genéricos com elementos figurativos que conferem distintividade ao conjunto. 


O que aconteceu?


Aos olhos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial a expressão "The Coffee" é composta por termos comuns no idioma inglês que, isoladamente são genéricos e, portanto, não registráveis. No entanto, uma vez que foram combinados com elementos figurativos, a decisão judicial contrariou o parecer do INPI e possibilitou o registro da marca.


Importância dos Elementos Figurativos ou Logotipos


Para expressões genéricas, elementos figurativos, como logotipos, cores e designs exclusivos, desempenham um papel crucial na construção da identidade de uma marca. Eles ajudam a criar uma associação única na mente dos consumidores, mesmo quando os termos verbais são comuns ou descritivos. Essa combinação de elementos verbais e figurativos pode transformar uma expressão genérica em uma marca registrável e protegida legalmente.


Entretanto, o ônus deste tipo de marca é a força de impedir terceiros de usar termos semelhantes, já que, basta ter uma forma de apresentação com logotipo ou elementos figurativos distintos que as marcas são obrigadas a conviver no mercado. 


Isto, numa época onde o digital desempenha um papel primordial no branding e reputação das marcas, pode gerar um esforço enorme numa estratégia de marketing, já que grande parte do relacionamento é construído através de pesquisas digitais que são iniciados através de buscas nominativas, onde sua marca estará disputando o resultado com várias outras que também são descritivas.


Assim, devemos sempre ter em mente que, ao utilizar termos genéricos, embora seja possível obter o registro de marca ao incorporar elementos figurativos, este tem limitada proteção junto à terceiros. Empresas e empreendedores devem considerar cuidadosamente a composição de suas marcas, buscando sempre agregar elementos que as tornem únicas e reconhecíveis no mercado.


Fonte: JOTA

Cidades que moldam o futuro: o mapa global da inovação em 2025
Por Adriana Brunner 31 de outubro de 2025
O mundo vive uma revolução tecnológica sem precedentes. Inteligência artificial, veículos autônomos, energia limpa e soluções digitais deixaram de ser promessa para se tornarem parte do cotidiano.
Inovação verde: quando sustentabilidade se torna estratégia
Por Adriana Brunner 30 de outubro de 2025
A corrida por patentes verdes mostra que o Brasil entrou de vez na era da inovação sustentável — um movimento em que responsabilidade ambiental e vantagem competitiva andam lado a lado.
Nem toda semelhança é coincidência: o TJ-SP reforça a proteção das marcas de alto renome
Por Adriana Brunner 29 de outubro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo reforça um princípio central da proteção marcária: a exclusividade de uma marca de alto renome ultrapassa os limites do seu segmento de atuação.
Justiça barra linha de interruptores semelhante à de concorrente
Por Adriana Brunner 28 de outubro de 2025
Mais uma decisão reforça a importância da proteção do trade dress — o conjunto visual que identifica um produto ou embalagem no mercado.
Ajuste de prazo das patentes e o efeito vinculante da ADIn 5.529: o novo cenário para a indústria...
Por Adriana Brunner 27 de outubro de 2025
O julgamento da ADIn 5.529 pelo STF redesenhou o mapa das patentes no Brasil — e, especialmente, no setor farmacêutico.
Justiça carioca reconhece infração ao trade dress
Por Adriana Brunner 23 de outubro de 2025
A recente decisão da Justiça do Rio de Janeiro sobre o caso Talco Barla x Talco Sport reforça a importância da proteção ao trade dress — o conjunto-imagem que distingue visualmente produtos no mercado.
Nova Alta Paulista: o café que agora carrega o valor da origem
Por Adriana Brunner 22 de outubro de 2025
O Café Arábica da Nova Alta Paulista, no oeste de São Paulo, acaba de conquistar o selo de Indicação Geográfica (IG), reconhecimento concedido pelo INPI e apoiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Parceria que gera inovação no campo
Por Adriana Brunner 21 de outubro de 2025
O caso do produtor rural capixaba Anatalício dos Reis Silva e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é um exemplo concreto de como a cooperação entre o saber empírico do campo e o conhecimento técnico-acadêmico pode gerar inovação protegida por patentes — e transformar desafios cotidianos em soluções tecnológica
Desenho industrial: quando a inovação está na forma — e merece proteção
Por Adriana Brunner 20 de outubro de 2025
A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJSP reformou a sentença de primeira instância e deu provimento à Apelação Cível nº 1006133-21.2021.8.26.0482, interposta por Anderson da Rocha Mello contra LGL Lonchiati Eireli – “Ariga Food Japa Truck”.
TIMBERLAND conquista proteção para sua icônica YELLOW BOOT
Por Adriana Brunner 17 de outubro de 2025
A Justiça Federal determinou o registro da marca tridimensional da bota YELLOW BOOT, reconhecendo o formato singular e distintivo do modelo criado pela Timberland.
Mais Posts