TJ-SP reforça o direito do Google de remover aplicativo que viola marca de terceiro

Adriana Brunner • 27 de junho de 2022

O Google possui um sistema de denúncia que lhe permite remover aplicativos na hipótese de uso indevido e/ou violação de marca de terceiros.


Em um dos casos, a denúncia tratava de violação de marca registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), para identificar um aplicativo de delivery de alimentos. Ao buscar o serviço no Google Play Store, os aplicativos apareciam lado a lado, o legítimo e o imitado, gerando confusão no mercado. Diante disso, o Google removeu de sua plataforma o aplicativo infrator, que recorreu ao Judiciário, mas não obteve êxito.


A decisão foi da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, que negou, unanimamente, pedido da empresa de delivery para que seu aplicativo fosse recolocado no Google Play Store, para novamente ser baixado pelos usuários. 


O relator, desembargador Sérgio Shimura, ressaltou que “apesar de o direito da GOOGLE de suspender ou remover aplicativos não ser absoluto, quando constatar que a conduta do assinante contraria a política e os termos do contrato, especialmente quando houver suspeita de uso de marca registrada de terceiro, ‘de maneira que possa confundir o usuário, o app poderá ser suspenso’ (fls. 174)”.


Segundo Shimira, o Google “não suspendeu o aplicativo da autora de forma arbitrária, tendo agido exclusivamente no exercício regular de seu direito, após oportunizar defesa da autora, tudo em consonância com as políticas do Google Play, com as quais todos os desenvolvedores, incluindo a própria autora, anuíram antes de oferecer seus produtos na plataforma".


Processo número 1080754-05.2020.8.26.0100

Gradiente: muito além do “iPhone brasileiro”, um símbolo da indústria nacional
Por Adriana Brunner 31 de julho de 2025
A disputa judicial entre a Gradiente e a Apple pelo uso da marca “iPhone” no Brasil pode ter terminado em 2023, mas o caso ficou marcado como um lembrete da força — e da fragilidade — da indústria brasileira de tecnologia.
Nova regra do INPI abre caminho para o registro de marcas genéricas, descritivas e slogans
Por Adriana Brunner 30 de julho de 2025
A Portaria nº 15/25, publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), representa um marco no sistema brasileiro de marcas ao regulamentar, de forma inédita e estruturada, a chamada distintividade adquirida – ou secondary meaning.
Mesmo nome, duas churrascarias. Pode isso?
Por Adriana Brunner 29 de julho de 2025
A Justiça manteve a convivência entre duas empresas chamadas Ponteio Churrascaria, mesmo uma delas sendo titular do registro para esta marca.
Por que registrar sua marca é essencial? O caso da “Pratic Limp”
Por Adriana Brunner 24 de julho de 2025
Uma empresa de produtos de limpeza conseguiu na Justiça a condenação de uma concorrente por violação do seu direito marcário ao utilizar a marca “Pratic Limp” para utensílios domésticos.
Brasil avalia suspender patentes americanas como retaliação comercial – quais os riscos dessa medida
Por Adriana Brunner 21 de julho de 2025
O governo brasileiro estuda uma estratégia de retaliação aos EUA após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros determinada pelo presidente Donald Trump.
Exclusividade vale ouro — literalmente
Por Adriana Brunner 18 de julho de 2025
A farmacêutica Novo Nordisk levou ao STJ sua última tentativa para prorrogar a patente do Ozempic, um dos medicamentos mais lucrativos do mundo atualmente, usado tanto no tratamento da diabetes quanto para perda de peso.
BYD e a suspensão das vendas: quando inovação precisa respeitar limites legais
Por Adriana Brunner 16 de julho de 2025
A Justiça determinou que a BYD suspenda as vendas de alguns modelos de veículos no Brasil por possível uso indevido de tecnologia 4G patenteada.
Mega Senha, mega disputa
Por Adriana Brunner 15 de julho de 2025
A RedeTV! está sendo questionada pela Fremantlemedia, produtora que afirma ser titular dos direitos sobre o formato original do programa Mega Senha.
INPI publica manual sobre a caducidade de patentes e reforça papel regulatório do instituto no Brasi
Por Adriana Brunner 14 de julho de 2025
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) acaba de publicar um manual técnico sobre a caducidade das patentes, prevista no artigo 80 da Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96).
“Parabéns a Você” já teve dono? A história da canção mais cantada do mundo e sua disputa judicial
Por Adriana Brunner 11 de julho de 2025
Você sabia que a simples e popular canção "Parabéns a Você" — entoada em incontáveis aniversários ao redor do mundo — já esteve no centro de uma complexa disputa judicial sobre direitos autorais?
Mais Posts