99 x Keeta - Nem começou a operar e já está na Justiça
A nova empresa de mobilidade Keeta, que ainda nem iniciou suas operações no Brasil, já enfrenta um processo movido pela 99, que alega violação de marca registrada e concorrência desleal.
Segundo a 99, a disputa não se limita apenas ao nome, mas também ao conjunto de elementos visuais (cores, ícones e formas) utilizados pela Keeta, que poderiam gerar confusão no consumidor ao associar os serviços da nova empresa à marca já consolidada no mercado brasileiro.
- Esse tipo de conflito mostra como cores, logotipos e identidade visual também fazem parte da proteção marcária, principalmente quando se tornam fortes identificadores no setor.
- A ação reforça ainda mais a necessidade de análise prévia de marca e trade dress antes de ingressar em um novo mercado – prevenindo litígios e protegendo a credibilidade da empresa.
No fim das contas, a marca não é apenas um nome: é um ativo estratégico, que carrega reputação, confiança e pode definir o sucesso ou fracasso na conquista de novos clientes.
Fonte:
InfoMoney












