CRIADOR OU CONTRATADO? A DISPUTA SOBRE OS FRASCOS DA HEINZ

Adriana Brunner • 18 de setembro de 2024

O Desenho Industrial refere-se à proteção da forma plástica e ornamental de um produto, sendo essencial no campo das embalagens, onde o design pode ser suficiente para identificar um produto. Um caso recente envolvendo os icônicos frascos de ketchup e mostarda da Heinz ilustra a importância de contratos bem definidos sobre a autoria e propriedade de criações desenvolvidas por terceiros.


O que aconteceu?


A Heinz registrou o Desenho Industrial de suas embalagens, mas a empresa fornecedora das mesmas alegou que foi a criadora do design, desenvolvido durante o contrato de fornecimento com a Heinz, entre 1999 e 2018. A Heinz, por outro lado, alegou ser a criadora dos frascos e que a fornecedora era apenas responsável pela fabricação dos mesmos.


Decisão Judicial:


Na decisão judicial, o tribunal determinou que a autoria dos frascos pertence à Heinz. O juiz considerou que, mesmo que o design tivesse sido criado pela empresa fornecedora das embalagens, essa criação ocorreu durante a vigência do contrato de fornecimento. Portanto, o design seria considerado resultado dos serviços para os quais a empresa foi contratada, consolidando a propriedade do Desenho Industrial à Heinz.


Por que isso importa?


1. Clareza Contratual é Essencial:

  • Este caso destaca a importância de contratos claros e detalhados, especialmente quando envolve o desenvolvimento de produtos. As cláusulas devem especificar a titularidade da propriedade intelectual resultante de qualquer criação desenvolvida durante o contrato.

2. Proteção dos Direitos de Propriedade:

  • Além do contrato, a proteção da inovação daquilo que foi criado não apenas protege os interesses das partes envolvidas, mas também garante a possibilidade de manter a exclusividade no mercado.


Conclusão


O caso dos frascos da Heinz destaca a importância de ter contratos bem elaborados, especialmente em relação à propriedade intelectual de produtos desenvolvidos por terceiros. Definir claramente a titularidade e os direitos de propriedade intelectual desde o início pode evitar disputas legais e garantir que os direitos de todas as partes sejam respeitados.


Fonte: Migalhas

Quando a origem é a marca: o café arábica do Caparaó conquista o mundo com Denominação de Origem
Por Adriana Brunner 1 de agosto de 2025
Nas montanhas que unem o Espírito Santo e Minas Gerais, um café especial está mudando vidas, valorizando territórios e ganhando o reconhecimento que vai além da qualidade: ele agora tem Denominação de Origem (DO).
Gradiente: muito além do “iPhone brasileiro”, um símbolo da indústria nacional
Por Adriana Brunner 31 de julho de 2025
A disputa judicial entre a Gradiente e a Apple pelo uso da marca “iPhone” no Brasil pode ter terminado em 2023, mas o caso ficou marcado como um lembrete da força — e da fragilidade — da indústria brasileira de tecnologia.
Nova regra do INPI abre caminho para o registro de marcas genéricas, descritivas e slogans
Por Adriana Brunner 30 de julho de 2025
A Portaria nº 15/25, publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), representa um marco no sistema brasileiro de marcas ao regulamentar, de forma inédita e estruturada, a chamada distintividade adquirida – ou secondary meaning.
Mesmo nome, duas churrascarias. Pode isso?
Por Adriana Brunner 29 de julho de 2025
A Justiça manteve a convivência entre duas empresas chamadas Ponteio Churrascaria, mesmo uma delas sendo titular do registro para esta marca.
Por que registrar sua marca é essencial? O caso da “Pratic Limp”
Por Adriana Brunner 24 de julho de 2025
Uma empresa de produtos de limpeza conseguiu na Justiça a condenação de uma concorrente por violação do seu direito marcário ao utilizar a marca “Pratic Limp” para utensílios domésticos.
Brasil avalia suspender patentes americanas como retaliação comercial – quais os riscos dessa medida
Por Adriana Brunner 21 de julho de 2025
O governo brasileiro estuda uma estratégia de retaliação aos EUA após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros determinada pelo presidente Donald Trump.
Exclusividade vale ouro — literalmente
Por Adriana Brunner 18 de julho de 2025
A farmacêutica Novo Nordisk levou ao STJ sua última tentativa para prorrogar a patente do Ozempic, um dos medicamentos mais lucrativos do mundo atualmente, usado tanto no tratamento da diabetes quanto para perda de peso.
BYD e a suspensão das vendas: quando inovação precisa respeitar limites legais
Por Adriana Brunner 16 de julho de 2025
A Justiça determinou que a BYD suspenda as vendas de alguns modelos de veículos no Brasil por possível uso indevido de tecnologia 4G patenteada.
Mega Senha, mega disputa
Por Adriana Brunner 15 de julho de 2025
A RedeTV! está sendo questionada pela Fremantlemedia, produtora que afirma ser titular dos direitos sobre o formato original do programa Mega Senha.
INPI publica manual sobre a caducidade de patentes e reforça papel regulatório do instituto no Brasi
Por Adriana Brunner 14 de julho de 2025
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) acaba de publicar um manual técnico sobre a caducidade das patentes, prevista no artigo 80 da Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96).
Mais Posts