PLÁGIO EM SOFTWARE – STARTUP É INOCENTADA

Adriana Brunner • 30 de novembro de 2022

Startup Paranaense é inocentada em ação por plágio de software.


Para determinação do plágio em casos de software, é feita uma perícia dos códigos fonte, de forma a determinar se existe similaridade suficiente para caracterizar a cópia ou inspiração.


Em razão de a análise pericial constatar que não existiu cópia direta de código-fonte, nem mesmo derivação direta ou refactoring, concluiu-se que o grau de similaridade de códigos-fonte era baixo, não ficando caracterizado qualquer ato de concorrência desleal.


Assim, a empresa permaneceu realizando suas atividades, utilizando e comercializando o software.


Fonte: Gazeta do Povo

BYD e a suspensão das vendas: quando inovação precisa respeitar limites legais
Por Adriana Brunner 16 de julho de 2025
A Justiça determinou que a BYD suspenda as vendas de alguns modelos de veículos no Brasil por possível uso indevido de tecnologia 4G patenteada.
Mega Senha, mega disputa
Por Adriana Brunner 15 de julho de 2025
A RedeTV! está sendo questionada pela Fremantlemedia, produtora que afirma ser titular dos direitos sobre o formato original do programa Mega Senha.
INPI publica manual sobre a caducidade de patentes e reforça papel regulatório do instituto no Brasi
Por Adriana Brunner 14 de julho de 2025
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) acaba de publicar um manual técnico sobre a caducidade das patentes, prevista no artigo 80 da Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96).
“Parabéns a Você” já teve dono? A história da canção mais cantada do mundo e sua disputa judicial
Por Adriana Brunner 11 de julho de 2025
Você sabia que a simples e popular canção "Parabéns a Você" — entoada em incontáveis aniversários ao redor do mundo — já esteve no centro de uma complexa disputa judicial sobre direitos autorais?
INPI e Casa da Moeda se unem para criar selo oficial de autenticidade em produtos com marcas
Por Adriana Brunner 10 de julho de 2025
Mais um passo contra a pirataria e a favor da valorização da propriedade intelectual no Brasil.
SOFTWARE - Quem é dono?
Por Adriana Brunner 9 de julho de 2025
O TST negou a indenização solicitada por um ex-gerente de logística que alegava ter desenvolvido um software de gestão para sua ex-empregadora.
Trade dress e a força da originalidade
Por Adriana Brunner 8 de julho de 2025
A Justiça negou o pedido de anulação do registro da marca Futurinhos Black, concorrente do famoso biscoito Oreo, entendendo que a simples semelhança visual entre os produtos não é suficiente para configurar concorrência desleal.
Para os amantes de esporte, vem novidade por aí!
Por Adriana Brunner 7 de julho de 2025
A Garmin acaba de registrar uma patente para um novo tipo de sensor que mede nível de hidratação, exposição à radiação UV e até frequência respiratória — tudo isso direto no corpo, em tempo real.
Por Adriana Brunner 4 de julho de 2025
A Justiça de São Paulo reconheceu que mochilas vendidas com visual semelhante ao da Kipling configuram concorrência desleal.
Brasil agora reconhece oficialmente o Tratado de Budapeste
Por Adriana Brunner 3 de julho de 2025
Uma mudança estratégica acaba de acontecer no sistema de patentes brasileiro: o país passou a integrar o Tratado de Budapeste, marco internacional que regula o depósito de microrganismos para fins de proteção patentária.
Mais Posts