INDICADORES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DE 2021

Adriana Brunner • 22 de novembro de 2022

A Organização Mundial da Propriedade Industrial acaba de disponibilizar os indicadores relacionados à Propriedade Intelectual deste ano, que tem como base os números de 2021.


Alguns números que chamam atenção:


  • Brasil concedeu em 2021, 31% a mais de patentes que em 2020. É o segundo ano sucessivo de mais de dois dígitos de aumento;
  • Crescimento no número total de patentes requeridas no mundo de 3,6%, mantendo a China disparada como maior depositante, com mais 46% das patentes mundiais. O mais interessante é que, há 10 anos, a China possuía aproximadamente 24% das patentes mundiais;
  • Além da China, faz parte do Top 5 em pedidos de patente: Estados Unidos, Japão, Coréia e Europa. Juntos estes escritórios são responsáveis por mais de 85% das patentes requeridas no mundo;
  • A quantidade de patentes requeridas nos Estados Unidos teve queda nos dois últimos anos da análise, sendo de 1% em 2021 e 3,9% em 2020;


No Brasil, embora a quantidade de patentes requeridas em 2021 tenha reduzido 0.4%, o estudo mostra que as providências adotadas pelo INPI com objetivo de reduzir o backlog estão sendo por demais satisfatórias. Saímos de 147.743 patentes não examinadas em setembro de 2019 para 34.716 em dezembro de 2021. Em breve deveremos ter este backlog histórico zerado.

Inovação sustentável com DNA brasileiro
Por Adriana Brunner 14 de outubro de 2025
O IFPB e a UFRN conquistaram patente de uma argamassa sustentável, desenvolvida a partir de resíduos da indústria mineral (scheelita) e subprodutos agrícolas (manipueira, da mandioca).
TJ-SP suspende embalagem da Xantcler por risco de confusão com Xantinon
Por Adriana Brunner 9 de outubro de 2025
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a suspensão da comercialização do medicamento Xantcler, entendendo que sua embalagem e identidade visual podiam causar confusão com a marca Xantinon, já consolidada no mercado.
Propriedade Industrial também é proteção ao consumidor
Por Adriana Brunner 7 de outubro de 2025
Usa decisão judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo impediu o uso indevido da marca Pycnogenol, um suplemento amplamente reconhecido no mercado.
Adidas – quando as listras não são só detalhe
Por Adriana Brunner 3 de outubro de 2025
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região anulou o registro de uma marca que utilizava listras semelhantes às da Adidas em calçados.
Alfa Romeo e o registro do SUV Junior: o que a patente realmente significa?
Por Adriana Brunner 2 de outubro de 2025
O recente registro do SUV Junior, da Alfa Romeo, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) levantou expectativas sobre um possível retorno da marca ao Brasil.
Chile e Brasil lideram inovação na América Latina em 2025; Suíça segue no topo global
Por Adriana Brunner 1 de outubro de 2025
O Global Innovation Index (GII) 2025, publicado pela OMPI/WIPO, confirma um cenário já perceptível: a Suíça permanece no topo do ranking mundial, enquanto Chile (51º) e Brasil (52º) surgem como as economias latino-americanas mais bem colocadas.
Brasil no centro da inovação agrícola global
Por Adriana Brunner 30 de setembro de 2025
De 29 de setembro a 1º de outubro, cerca de 400 especialistas de 18 países se reúnem no Brasil para discutir o futuro do agronegócio.
China entra no top 10 da inovação global: o que isso significa para o Brasil e para o mundo
Por Adriana Brunner 29 de setembro de 2025
O Índice Global de Inovação (GII) 2024, elaborado pela OMPI, marcou um ponto de virada: pela primeira vez, a China entrou no top 10, ultrapassando a Alemanha e consolidando-se como potência tecnológica.
Lamborghini vence disputa de marca no Brasil contra uso indevido por familiar
Por Adriana Brunner 26 de setembro de 2025
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu que a Lamborghini deve ser indenizada por uso indevido de sua marca no Brasil, em processo movido contra Fabio Lamborghini, sobrinho do fundador da grife de carros de luxo.
TRF1 suspende prorrogação de patente de medicamentos estratégicos
Por Adriana Brunner 25 de setembro de 2025
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) suspendeu decisão de primeira instância que prorrogava a patente dos medicamentos Victoza e Saxenda, ambos à base de liraglutida e produzidos pela Novo Nordisk.
Mais Posts