Sem segurança jurídica, não há inovação — há atraso, custo e dependência

Adriana Brunner • 19 de dezembro de 2025

O debate sobre segurança jurídica em propriedade intelectual deixou de ser técnico para se tornar estratégico. Quando o Estado demora, o prejuízo não é abstrato: ele se traduz em menos inovação, menos empregos qualificados e acesso tardio — e mais caro — a tecnologias essenciais.


O Brasil produz ciência de alto nível, mas falha em convertê-la em benefícios concretos. Um dos principais gargalos é conhecido: a morosidade na análise de patentes, que pode ultrapassar uma década. Nesse intervalo, projetos perdem fôlego, investidores recuam e tecnologias deixam de chegar ao mercado brasileiro — ou chegam quando já não são mais competitivas.


O problema não é a patente. É a imprevisibilidade.


Enquanto economias líderes oferecem previsibilidade regulatória, o Brasil mantém um sistema que penaliza quem investe em pesquisa e desenvolvimento. O resultado é direto:


  • investimentos migram para ambientes mais estáveis;
  • cadeias produtivas perdem densidade tecnológica;
  • o consumidor paga mais caro por soluções que chegam por último.


Esse cenário ganha ainda mais relevância no atual debate sobre a Lei de Propriedade Industrial, que evidencia como a omissão ou atraso do Estado gera impactos sistêmicos sobre a inovação, a indústria e a saúde pública.


PTA: correção institucional, não privilégio


É nesse contexto que os PLs 2210/2022 (com a Emenda nº 4) e 5810/2025, ao preverem o Patent Term Adjustment (PTA), merecem leitura técnica e desideologizada. O mecanismo não cria vantagens indevidas: apenas recompõe o prazo quando o atraso é responsabilidade do próprio Estado, prática comum em países que lideram rankings de inovação.


Trata-se de alinhar o Brasil às boas práticas internacionais e sinalizar, de forma concreta, que o país respeita quem inova, investe e assume risco tecnológico.


O que está em jogo


  • competitividade industrial;
  • atração de centros de pesquisa e desenvolvimento;
  • acesso mais rápido a tratamentos e tecnologias;
  • fortalecimento de setores estratégicos como saúde, agro, bioeconomia, IA e transição energética.


Um país que detém uma das maiores biodiversidades do planeta e figura entre os maiores produtores de ciência não pode se conformar com a irrelevância no ranking global de inovação. A escolha é clara: continuar exportando cérebros e importando soluções — ou transformar potencial em futuro.


Proteger a inovação é proteger o Brasil. E segurança jurídica não é obstáculo ao desenvolvimento: é sua condição mínima.


Fonte: Metrópoles

Inovação no Brasil: investir em tecnologia não basta — é preciso transformar conhecimento
Por Adriana Brunner • 21 de outubro de 2026
Brasil é 53º no Índice Global de Inovação 2026. Veja como a propriedade intelectual ajuda a transformar investimento em competitividade.
Violação de patente: STJ reconhece dano moral presumido
Por Adriana Brunner • 15 de outubro de 2026
STJ decide que violação de patente pode gerar danos morais sem prova de prejuízo à imagem. Entenda a decisão e seus impactos para titulares.
Copa do Mundo Feminina 2027: propriedade intelectual também entra em campo
Por Adriana Brunner • 14 de outubro de 2026
Copa do Mundo Feminina 2027: entenda como a Lei 15.421/2026 protege marcas e símbolos da FIFA e os riscos para empresas e patrocinadores.
GII 2026: o Brasil tem os ingredientes da inovação. Falta conectá-los.
Por Adriana Brunner • 13 de outubro de 2026
Brasil ocupa a 53ª posição no Global Innovation Index 2026 da OMPI. Entenda os avanços e o desafio de levar a inovação ao mercado.
TJ/SP mantém perfis de memes que utilizavam marca de universidade
Por Adriana Brunner • 6 de outubro de 2026
TJ/SP mantém perfis de humor que usam marca de universidade. Entenda o limite entre proteção marcária e liberdade de expressão nas redes.
Mercosul-EFTA: exportação e proteção dos ativos intangíveis
Por Adriana Brunner • 5 de outubro de 2026
Acordo Mercosul-EFTA entra em vigor em 1º de outubro. Entenda por que proteger marcas e patentes em cada território é essencial para exportar.
“FRUTARIA” é expressão de uso comum. Então qualquer concorrente pode usar?
Por Adriana Brunner • 30 de setembro de 2026
TJSP determina que ex-sócio retire "Frutaria" do nome de rede rival. Entenda os fundamentos da decisão sobre uso comum e concorrência.
TRF-2 anula marca XANTIMED por conflito com XANTINON
Por Adriana Brunner • 25 de setembro de 2026
TRF-2 anula marca XANTIMED por conflito com XANTINON. Entenda os fundamentos da decisão sobre colidência marcária.
TJSP: coexistência prolongada afasta urgência para retirada de marca
Por Adriana Brunner • 23 de setembro de 2026
TJSP revoga tutela de urgência em disputa marcária por ausência de urgência contemporânea. Entenda a decisão e seus fundamentos.
TJSP reforça proteção da marca mista como conjunto e afasta exclusividade sobre elemento nominativo
Por Adriana Brunner • 22 de setembro de 2026
TJSP decide que proteção de marca mista recai sobre o conjunto, não sobre palavra isolada. Entenda o caso envolvendo a Petronas.
Mais Posts