Slogans: Quais Podem Ser Registrados?

Adriana Brunner • 16 de outubro de 2024

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) deu nova interpretação sobre a possibilidade de registro de expressões de propaganda como marca. Essa mudança abre novas portas para que as empresas protejam uma de suas principais ferramentas de marketing: o slogan. Confira o que mudou e como você pode proteger o slogan da sua empresa.


O que não pode ser protegido:

Sinais que funcionam exclusivamente como propaganda, sem agregar originalidade ou função distintiva, continuam sendo irregistráveis. Exemplos de slogans que não podem ser protegidos incluem frases como:


  • Aqui é tudo barato todo dia
  • O melhor sapato do Brasil
  • Segurança em primeiro lugar
  • Diversão garantida


Essas expressões não são registráveis justamente por sua falta de originalidade, por serem descritivas e de uso comum no mercado.

O que pode ser protegido:


Agora, o INPI permite o registro de slogans que combinam elementos distintivos com expressões de propaganda. Exemplos incluem:


  • Melhoral, é melhor e não faz mal.
  • Bretas, sempre o melhor atendimento.
  • Panamericano, tudo por você.


Esses slogans podem ser registrados porque o conjunto da marca e da expressão publicitária cria um sinal original que se destaca e identifica a empresa ou o produto.


Outra categoria que pode ser registrada são slogans que fazem uso de jogos de palavras ou estratégias criativas que aumentam sua capacidade de se destacar. Por exemplo:


  • I can't believe it's yogurt (para iogurte)
  • Busque seu sonho (para educação)
  • A vida é feita de mudanças (para serviços de mudanças).


Essas frases apresentam uma originalidade que permite que o consumidor associe a expressão diretamente à marca, conferindo-lhe assim proteção legal.


O que essa mudança significa?


Embora essa nova interpretação do INPI ainda deixe espaço para discussões sobre o que pode ser considerado original e registrável, ela amplia significativamente as opções para proteger slogans no Brasil. Dada a importância dessas frases no reconhecimento e atratividade de uma marca, garantir sua exclusividade é essencial para manter o destaque no mercado.



Se sua empresa investe em slogans que se tornaram parte do cotidiano dos consumidores, registrar essa ferramenta pode ser um diferencial estratégico importante.

TJSP rejeita ação de concorrência desleal movida pela dona do Hospital Santa Catarina
Por Adriana Brunner 12 de setembro de 2025
O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que a expressão “Santa Catarina”, por si só, não pode ser apropriada como marca exclusiva no segmento hospitalar, rejeitando a ação da proprietária do tradicional Hospital Santa Catarina.
Justiça do DF amplia patente de caneta emagrecedora da Novo Nordisk; decisão ainda cabe recurso
Por Adriana Brunner 11 de setembro de 2025
A Justiça Federal atendeu ao pedido da farmacêutica e determinou a ampliação da validade da patente da liraglutida, princípio ativo das canetas Victoza e Saxenda, voltadas ao tratamento de diabetes e emagrecimento, garantindo proteção até pelo menos 2033.
Justiça reforça proteção às marcas registradas no setor têxtil
Por Adriana Brunner 10 de setembro de 2025
Uma recente decisão da Justiça em Goiânia trouxe um importante precedente para o setor de vestuário fitness.
Colgate passa a integrar o seleto grupo de marcas de alto renome no Brasil
Por Adriana Brunner 9 de setembro de 2025
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu recentemente a Colgate como marca de alto renome no país.
China assume a liderança global em patentes de nanotecnologia
Por Adriana Brunner 8 de setembro de 2025
Nas últimas duas décadas e meia, a China consolidou uma posição de destaque no cenário tecnológico mundial ao responder por quase metade das patentes globais em nanotecnologia.
Inovação no Brasil: concentração ainda forte, mas sinais de mudança
Por Adriana Brunner 5 de setembro de 2025
O mais recente ranking nacional de inovação revelou que apenas seis estados estão acima da média brasileira, com destaque absoluto para São Paulo, que lidera com desempenho quase três vezes superior ao índice nacional.
IA x Direitos Autorais: quem recebe pelo quê?
Por Adriana Brunner 3 de setembro de 2025
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou liminar a um parque que dizia tocar apenas músicas geradas por IA (Suno) e, por isso, não deveria pagar ECAD.
INPI abre consulta pública sobre patentes em Inteligência Artificial
Por Adriana Brunner 2 de setembro de 2025
No dia 18 de agosto de 2025, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anunciou a abertura de uma Consulta Pública sobre as Diretrizes de Exame de Pedidos de Patente relacionados à Inteligência Artificial (IA).
Brasil e o desafio do acesso à inovação em saúde
Por Adriana Brunner 1 de setembro de 2025
A inovação na área da saúde não depende apenas da descoberta de novas terapias, mas sobretudo da capacidade de torná-las acessíveis com agilidade à população.
Saúde, indústria e agro lideram pedidos de patentes em Inteligência Artificial no Brasil
Por Adriana Brunner 29 de agosto de 2025
Um levantamento do INPI mostra que, nos últimos seis anos, 264 pedidos de patentes em inteligência artificial (IA) foram depositados no país.
Mais Posts