COPYRIGHT E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Adriana Brunner • 16 de março de 2023

Escritório de Registro de Direitos Autorais Americano emitiu, no dia de ontem, uma declaração em relação a possibilidade de registro de obras contendo material criado por Inteligência Artificial – IA.


Segundo o Escritório, a necessidade de um posicionamento em relação ao assunto vem desde 2018, quando foi depositado o primeiro registro de uma obra visual criada por IA. Naquela oportunidade, foram várias as decisões contrárias ao registro, uma vez que entendeu-se que não existia criatividade humana envolvida na obra.


Mais recentemente houve um pedido de registro de uma obra combinando imagens criadas por IA e texto de contribuição humana. Neste caso, o Escritório julgou que a obra seria passível de registro, mas que as imagens isoladamente não faziam parte da proteção da Lei.


Por estes motivos e como a IA está cada vez mais presente em nosso dia a dia, o Escritório se posicionou em relação ao tema. Deixou claro que a proteção do registro de Direito Autoral é restrita para proteger a criatividade humana. De qualquer forma, poderão ser registradas obras que tiveram a contribuição da IA, mas a possibilidade de registro dependerá da contribuição humana em cada uma das obras. 


Como exemplo, se a contribuição humana se limitou a direcionar a criação de um poema com características diferenciadas, mas a obra criada ou o output é exclusivo da IA, este poema não poderá ser registrado. Por outro lado, se o trabalho criado contem contribuições humanas e partes com IA, o resultado final é passível de registro, que protegerá somente a parte relacionada a autoria humana. 


Embora seja difícil estabelecer em uma obra que usou a IA qual foi a contribuição humana, é evidente que a IA estará cada vez mais presente no processo criativo, sendo de grande importância estabelecer regras de como as mesmas podem ser protegidas.


Fonte: Forbes

TJ-SP confirma liminar que proíbe restaurante “Outbroka” de usar elementos do trade dress do Outback
Por Adriana Brunner 5 de novembro de 2025
A 1ª Câmara de Direito Empresarial do TJ-SP manteve, em sede de agravo de instrumento, decisão liminar que proíbe o restaurante “Outbroka”, de Manaus (AM), de utilizar elementos figurativos e expressões semelhantes à marca Outback.
Mercado farmacêutico: o equilíbrio entre inovação e acesso à saúde
Por Adriana Brunner 4 de novembro de 2025
A recente onda de ações judiciais que buscam estender prazos de patentes farmacêuticas reabre um debate que o Supremo Tribunal Federal já encerrou em 2021, com a ADIn 5.529.
Antonina (PR): tradição, identidade e propriedade intelectual
Por Adriana Brunner 3 de novembro de 2025
A cidade de Antonina, no litoral do Paraná, acaba de ser oficialmente reconhecida como Capital Nacional da Bala de Banana, por meio da Lei nº 15.237, publicada no Diário Oficial da União.
Cidades que moldam o futuro: o mapa global da inovação em 2025
Por Adriana Brunner 31 de outubro de 2025
O mundo vive uma revolução tecnológica sem precedentes. Inteligência artificial, veículos autônomos, energia limpa e soluções digitais deixaram de ser promessa para se tornarem parte do cotidiano.
Inovação verde: quando sustentabilidade se torna estratégia
Por Adriana Brunner 30 de outubro de 2025
A corrida por patentes verdes mostra que o Brasil entrou de vez na era da inovação sustentável — um movimento em que responsabilidade ambiental e vantagem competitiva andam lado a lado.
Nem toda semelhança é coincidência: o TJ-SP reforça a proteção das marcas de alto renome
Por Adriana Brunner 29 de outubro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo reforça um princípio central da proteção marcária: a exclusividade de uma marca de alto renome ultrapassa os limites do seu segmento de atuação.
Justiça barra linha de interruptores semelhante à de concorrente
Por Adriana Brunner 28 de outubro de 2025
Mais uma decisão reforça a importância da proteção do trade dress — o conjunto visual que identifica um produto ou embalagem no mercado.
Ajuste de prazo das patentes e o efeito vinculante da ADIn 5.529: o novo cenário para a indústria...
Por Adriana Brunner 27 de outubro de 2025
O julgamento da ADIn 5.529 pelo STF redesenhou o mapa das patentes no Brasil — e, especialmente, no setor farmacêutico.
Justiça carioca reconhece infração ao trade dress
Por Adriana Brunner 23 de outubro de 2025
A recente decisão da Justiça do Rio de Janeiro sobre o caso Talco Barla x Talco Sport reforça a importância da proteção ao trade dress — o conjunto-imagem que distingue visualmente produtos no mercado.
Nova Alta Paulista: o café que agora carrega o valor da origem
Por Adriana Brunner 22 de outubro de 2025
O Café Arábica da Nova Alta Paulista, no oeste de São Paulo, acaba de conquistar o selo de Indicação Geográfica (IG), reconhecimento concedido pelo INPI e apoiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Mais Posts